domingo, 8 de junho de 2008

CEM MOTIVOS PARA VENCER

O ano que um clube de futebol do Brasil completa cem anos deveria ser especial, mágico e brindado com um título de expressão. Deveria. Infelizmente alguns fatores transformam a festa anunciada em uma frustração e às vezes até em uma situação humilhante. Contratações erradas e falta de planejamento marcam um ano que os clubes ainda não conseguiram tirar proveito do potencial de marketing aliada a paixão que o esporte movimenta. Esse ano comemora-se o centenário do Atlético Mineiro, clube que se orgulha e ter a quarta maior nação do país. O calendário lhe reservava três campeonatos e apenas um título marcaria o ano e renderia uma receita extra muito boa. Mas o fracasso do Campeonato Mineiro com duas derrotas para o principal rival Cruzeiro, com direito a uma sonora goleda por cinco a zero na final e uma desclassificação para o Botafogo pela segunda vez consecutiva na Copa do Brasil fez o ano que era para ser especial apenas comum. E a diretoria por sua vez contrata o veterano Petkovic, para ser o camisa dez. Muito pouco para a festa. Fluminense em 2002, Grêmio em 2003, Botafogo em 2004 e o Sport em 2005 fracassaram também em seus centenários. O maior fiasco por sua vez foi o Flamengo em 1995 que até tentou salvar o ano contratando o ataque dos sonhos com Romário, Edmundo e Sávio. Porém viu o título do campeonato carioca se perder na barriga de Renato Gaúcho. Ao invés de lucro a diretoria só aumentou o abismo financeiro do clube.Nos casos de sucesso o Vasco da Gama foi insuperável no planejamento e no aproveitamento de títulos. Em 1997, um ano antes do centenário, o Vasco sagrou-se campeão brasileiro ganhando o passaporte para Libertadores de 1998. Seguindo a meta como ninguém, o clube além de conquistar o Carioca, levantou a taça da Libertadores causando um sentimento de orgulho incontestável na torcida e rendendo muitos dividendos para São Januário. O outro caso de sucesso foi o Náutico. Ganhou a Copa do Nordeste e o campeonato pernambucano em 2001.O Brasil tem muito potencial de marketing não explorado como na Europa e esse tema precisa ser tratado com mais profissionalismo tendo em vista que o Internacional de Porto Alegre e o Coritiba em 2009 e o Corinthians em 2010 comemoraram essa data que poderá ser muito lucrativa para esses clubes e inesquecível na memória e no coração do torcedor brasileiro.--

Estanislau O Lima Junior

Um comentário:

Blogdolau disse...

Obrigado pela publicação, valeu!